
O Microsoft Metro, nome que a M$ ja assassinou é o novo conceito
visual de desktop windows é muito superficial no Windows 8. Se vc
reparar, clicando na janela Windows Explorer dentro da interface do
metro,vc vai ver que é a mesma coisa que no Windows Vista e 7 (Seven),
como a disponibilidade do XP MODE que acompanha o 7.
O Sistema Operacional Windows 8, conta com a disponibilidade de
instalação nas versões RT para tablet e arm para smartphones, porem em
PC, somente se o seu processador tiver suporte ao IntelVT e AMD-V, caso
não, se não, se prepare para as mensagens bem mal educadas como “
your computer needs to restart, error code: 0x00000000A”
A interface Metro é uma jogada da markenting da Microsoft para
definir uma portabilidade do sistema a tablets,telefones e pc, mas na
verdade é uma pura desculpa da empresa e funciona como “capa”, ou ”
jogada ” para mediar essa integração. Eu cheguei a sentir o cheiro do
morto Microsoft Active Desktop (como na figura baixo), quando percebo as
aplicações em Full Screen na tela do metro, o que acredito também que
vai incomodar muita gente por ai.
A portabilidade a todos os hardwares seja eles PCs, Mac e mobiles
ARMs é definido pelo seu kernel (núcleo do sistema operacional), que é o
mesmo, de acordo com a Microsoft para todos eles. Bom, se eles
quisessem mesmo, ja tinham lançado o Windows XP e 7 para mobile
diretamente com suporte, pois mesmo que vc use o METRO dentro de um
tablet, ao utilizar aplicações como WORD e Photoshop, que não tem
suporte a nova interface e então vc continua abrindo o velho desktop
Windows sem o botão iniciar, o que prejudica ainda mais o usuário a
clicar sob suas opções, “com o dedo”. Imagine alguem usando o photoshop,
ou qualquer outro software somente com o dedo em um tablet de 7 a 10
polegadas? (OU será que vc vai ter coragem de andar com um tablet da
Sony de 40 polegadas no meio da rua?),
A pergunta é bastante objetiva! Vc vai colocar um mouse no tablet e
andar na rua com ele? Entendo que o novo desktop, inicialmente passa ser
apenas uma capa por isso, algo visual e de entrada apenas para mascarar
a velha interface que sempre sera carregada.
A Microsoft, de fato, tentando remodelar a área de trabalho do
Windows desde o lançamento do Internet Explorer 4.0 para Windows 95 e
Windows NT 4.0 em 1997. Antes era o Active Desktop, que permitiu que os
usuários do Desktop Windows vincular o conteúdo HTML para o ambiente de
trabalho em fullscreen e como um substituto de desktop papel de parede e
outros itens sendo sincronizados automaticamente pela web. Como
ninguem tava nem ai para o Active Desktop a Microsoft lancou outra
ferramenta chamada Windows Sidebar que foi aperfeiçõado no Windows 7 com
o nome do Windows Sidebar e, em vez adoptou um novo nome – Gadgets
Windows Desktop. Toda sua ideia foi copiada do que se encontra em
desktops Linux e moldado com que se encotra na Apple também, me adimiro
não terem lançado uma especie de cubo para Windows. Como até o seu
sistema de arquivos substituindo o Documment and Settings por /Users e
outros diretórios como Library (biblioteca), tudo copiado da ideia do
Mac, que sempre usou no formato /System, /Library e /Users ao invez de
/usr/share e /home.
Outro fator interessante é a possibilidade de escrever todos os apps e
seus scripts CSS dentro de C:\Program Files\Applications, como por
exemplo, mudar TUDO ou (anota ai), destruir todo o seu Windows 8, apague
tudo em C:\Program Files\Applications, lembre-se antes de dar permissão
a voce mesmo para fazer isso, ou jogue todos os seus arquivos la para
dentro e detone o Windows 8 :)
porque eles nao mudam de vez?
Já o Windows 8 Server inves de trabalhar com o shadow copy deles, q é
manual e com as velhas limitações de até 63 copias antigas do arquivo,
10% do volume e recuperação fora do original, vai vir com o ReFS, um
novo File System da Microsoft para o Server.
O JeFS nao vai trabalhar como o NTFS que trabalha com um diário de
transações para garantir a consistência no disco. e sim com o conceito
de Key Value para a tabela no file system. O que eu entendi! inodes? rss
A Microsoft esta apostando no ReFS trabalhando com Storage Spaces, que será portado para o NTFS também.
O SS – Storage Spaces, protege dados contra falhas e danos, seja em
parciais ou totais, bom, dizem eles, mantendo cópias em vários discos.Eu
ainda prefiro o DRBD para Linux, por ter conclusões mais profundas e
abertas. Na figura abaixo mostra o seu funcionamento em produção.

Em caso de falhas de leitura ou escrita, o Storage Spaces lê essas
cópia se baseando nessas falhas de gravação, ele mantem e realoca dados
de forma transparente. Queria ver esse SS trabalhando com perda total p
ver se funciona.
Na boa, nao vi nada de novo, pois a maioria das aplicações nao rodam
no metro, somente aquelas que funcionam em fullscreen e são portadas
para tablet e sistemas com plataformas ARMs/mobile. Ja aplicativos pára
windows, continuam abrindo da mesma forma.
O que vai ter de pessoas odiando o metro, por dificultar acesso ao
desktop, ja que todas as compilações, não são homologadas para metro
ainda, fora o tamanho do disco necessário. Não sou especialista Windows,
mas opiniões tem que ser ditas.
O que eu recomendo?
O Ubuntu sempre com novos recursos! Agora que a Microsoft esta
entrando na era de gerenciamento de pacote baseado em cliente e
servidor, como a ideia do Windows Store, como ja anos no Debian (em
varias distros linux), até mesmo antes da Apple sonhar em fazer isso.
Afinal, ja pensou voce comprar um jogo pelo Windows Store e baixar de 2 a
12GB pela internet? Compare o tamanho do pacote libreoffice em formato
.deb para o microsoft office, apenas os pacotes principais.
O Ubuntu possui vários recursos como o Ubuntu One que permite ter
armazenado seus diretórios da sua máquina Ubuntu em uma núvem oferecida
pela Canonical gratuitamente com 5GB e expansível e também para mobiles,
Ubuntu One Music Store que permite centralizar um audio streaming
diretamente do seu Ubuntu e portavel a iphones e Androids, Ubuntu TV que
chegou para competir com a Apple TV e Google TV e o atual Ubuntu for
Android, que permite a interação do Ubuntu com toda sua estrutura
armazenada no seu Android, e até receber ligações. E todas as outras
coisas que o Linux ja pode te oferecer a anos que a Microsoft esta
oferecendo somente hoje, desde as inovações de virtualizações e modos
como o uso 3D no ambiente desktop, gerenciamento centralizado,
facilidades e redundâncias para o sistema de arquivos e até integração
com sistemas mobile.
